Centro Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa, é o Centro Ciência Viva mais multifacetado e dinâmico do nosso país. Conta com instalações amplas, por onde se distribuem inúmeras exposições práticas, onde os visitantes assistem, mas também testam como funciona a Ciência, em tantas áreas do nosso dia-a-dia.

Este espaço conta com diversas salas e átrios onde são organizados os vários projetos ativos, sempre com uma forte componente educativa. Por isso, os professores procuram este centro para o desenvolvimento da prática científica com os alunos. O Pavilhão do Conhecimento é visitado por centenas de jovens, todos os dias, ao longo do ano letivo. De um modo geral, as crianças deliram com as atividades propostas aqui. Para elas, o caráter lúdico é mais visível que o pedagógico, sendo que aprendem sem dar por isso.

Além do âmbito educativo, o Centro Ciência Viva proporciona ainda condições para outras atividades de caráter mais prático, como sejam as festas de aniversário.

Exposições Atuais

De momento, o Pavilhão do Conhecimento tem em funcionamento seis exposições temáticas:

  • Água – uma exposição sem filtro
  • Dòing Oficina Aumentada
  • Explora
  • Fishanário
  • Módulos em Fuga
  • Tcharan! Circo de Experiências

As exposições podem ser visitadas e testadas pessoalmente. No entanto, para quem não tenha a possibilidade de vir até Lisboa, o centro dispõe de uma visita virtual ao pavilhão, que permite ficar com uma ideia dos elementos de cada projeto.

O Fishanário é a mais recente exposição do Pavilhão do Conhecimento, virada para a descoberta do mar e dos que nele vivem. As crianças são convidadas a colorir imagens de alguns animais marinhos e depois têm que os encontrar no oceano, no seu habitat natural. É uma tarefa que pode ser executada a distância e carregada no site do projeto através de dispositivos móveis, direcionada para as condições diferentes deste tempo de confinamento pela pandemia do COVID 19.

Trabalhar Com os Professores

O Centro Ciência Viva do Parque das Nações criou ainda a Academia Ciência Viva para Professores. Aqui são apresentadas propostas de trabalho científico inovadoras, que os docentes podem testar com os seus alunos nas escolas. Desenvolvem-se projetos inspiradores no âmbito do conhecimento e respeito pela natureza e pelo meio ambiente, da promoção de valores e respeito ambiental e da prática da reutilização e reciclagem de materiais.

As propostas, que passam por atividades desenvolvidas a partir de cartões…, experiências…, abarcam um sem número de temas como “Abelhas saudáveis sem pesticidas”, “As aves do nosso pátio”, “Há fósseis na nossa escola”, “Plantas que cheiram e que curam” ou “Ponteiros à volta do sol”. São sugestões a pôr em prática nas escolas, ao ar livre, como modo de proporcionar aos alunos condições para que vejam, ao vivo, como funciona a teoria que aprendem nas aulas na prática da natureza.

Circuitos Pelo País

Os Circuitos Ciência Viva são outra opção para desenvolver o espírito crítico e aguçar a curiosidade pelas coisas da natureza. A Rede Nacional de Centros Ciência Viva conta com 21 Centros, que se distribuem por todo o país, dispondo de 19 Circuitos, 57 percursos e mais de 200 etapas para pesquisar e aprender.

Para ter acesso a esta rede de circuitos, o visitante apenas tem que ter o cartão, um guia e uma aplicação instalada no telemóvel. O cartão tem um custo anual de 50 euros e dá direito a entrada gratuita a dois adultos/um casal e seus filhos menores de 17 anos. Na posse destes elementos, os visitantes têm acesso gratuito a todos os 21 centros existentes em Portugal e ainda auferem descontos em mais de 200 instituições de ciência, cultura, alojamento e restauração.

Este projeto tem o apoio tecnológico da Fundação Vodafone Portugal e conta ainda com o apoio de parceiros nacionais de relevo, como a GALP, a CP – Comboios de Portugal, a Fundação INATEL e a Movijovem.

Os Circuitos Ciência Viva foram vencedores do Roy L. Shafer Leading Edge Award for Business Practice, no ano de 2019, um prémio atribuído todos os anos pela ASTC (Association of Science-Technology Centers), a associação internacional de museus e centros de ciência e tecnologia.

Localização e Visitas

parque das nacoes

O Pavilhão do Conhecimento, em funcionamento desde 1999, é o maior centro de ciência do país. As suas exposições permanentes chamam anualmente milhares de visitantes, que se deliciam com as experiências interativas propostas, sejam adultos ou crianças. Este centro situa-se no Parque das Nações, em Lisboa, frente ao rio Tejo e a sua construção teve lugar aquando da EXPO’98 em Portugal, pela comemoração dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

Pode programar a sua visita antecipadamente e fazer a reserva dos bilhetes online. O pagamento das entradas pode ser feito online ou na bilheteira física no Pavilhão do Conhecimento. Considerando a grande afluência de visitantes habitual, reserve a sua visita de modo a poder realizá-la no horário que lhe for mais conveniente. De outro modo, poderá ter de aguardar. Salientamos que, cada visita, tem uma duração média de 1,30h.

Para mais informações sobre reservas, horários de funcionamento, contactos e preçário, aceda ao site do Centro Ciência Viva. Em tempos de pandemia, e acima de tudo pela segurança e saúde de todos, o Pavilhão do Conhecimento disponibiliza um Guia para uma Visita Segura, que pode consultar e descarregar aqui.

Este centro dispõe ainda de uma loja física no edifício, já com vertente online, na qual pode adquirir jogos, materiais pedagógico-didáticos, livros, brinquedos, produtos publicitários, máscaras Ciência Viva, entre outros.